terça-feira, 26 de outubro de 2010

Migrando Fedora para Opensuse part2

Reeditando este artigo, seguindo dica de um comentário, resolvi enxugar a lista de repositórios, evitando que problemas com as diferentes versões de pacotes disponíveis em repositórios diversos possam gerar problemas.

Continuando o artigo, seguem alguns mais tópicos

2.1 Yast
Quem já usou o Suse/OpenSuse em algum momento já deve conhecer o Yast, para quem não conhece, ele é uma ferramenta de configuração do sistema, como o Painel de Controle do Windows, sendo ponto único para as ferramentas de configuração de Hardware, instalação de Software, Administração de Serviços e Contas de Usuários etc. Acho esse modelo melhor do que diversas ferramentas soltas, como o system-config-etc do Fedora/RedHat. Suas ferramentas são módulos que podem ser removidos/adicionados/substituidos sem alterar o ponto central de configuração.

2.1 Repositórios
Configuração de Repositórios extras no OpenSuse é muito legal. Ele já traz um serviço de busca por repositórios da comunidade de forma que pelo próprio Yast2 é possível adicionar/remover repositórios. Não é necessário uma única intervenção por linha de comando. Para usuários menos experientes, isso é ótimo.

Segue a lista dos repositórios que adicionei em minha instalação:

name=Repositório principal (NON-OSS)
baseurl=http://download.opensuse.org/distribution/11.3/repo/non-oss/
name=Repositório principal (OSS)
baseurl=http://download.opensuse.org/distribution/11.3/repo/oss/
name=Repositório principal (Contrib)
baseurl=http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/11.3:/Contrib/standard/
name=Repositório principal de atualização
baseurl=http://download.opensuse.org/update/11.3/
name=Packman Repository
baseurl=http://ftp.uni-erlangen.de/pub/mirrors/packman/suse/11.3/

Instalação de Programas
O módulo do Yast para Gerenciamento de Software é muito semelhante ao Package-Manager do Fedora, sendo que para que já usa não terá nenhum problema para operar essa ferramenta. Uma pequena diferença fica por conta do solver, um script responsável por resolver os problemas de conflitos de dependências de pacotes. Ele permite maior administração por parte do Administrador do Sistema que pode inclusive ignorar os problemas detectados e manter o ambiente inconsistente. Não acho que isso seja bom para usuários menos experientes. Para usuários mais avançados, existem outras formas de fazer isso. Na minha avaliação, ponto para o Fedora nesse aspecto.

CompizFusion / Sax2

Infelizmente nessa versão, 11.3, o Sax2 ficou de fora. Sax2 é uma ferramenta de configuração de vídeo, e eu achava o diferencial do OpenSuse. Sempre senti falta de uma ferramenta a altura nas outras distros. De qualquer forma, não tive nenhum problema com configuração de vídeo em meu desktop. O hardware foi detectado e não precisei configurar nada, da mesma forma foi com Fedora e Ubuntu. Quanto ao CompizFusion, o OpenSuse já vem com um módulo de configuração dos Efeitos da Área de Trabalho com alguns recursos a mais que Fedora e Ubuntu. Ainda assim é menos completo do que o compizconfig-settings. De qualquer forma, gostei dessa ferramenta, que já vem integrada ao sistema, não é necessário instalar pacotes adicionais para configurar alguns efeitos extras. Ponto para o OpenSuse.

Ao final desse artigo, avalio o OpenSuse, até aqui como um Desktop muito bom, com algumas vantagens em relação ao Ubuntu e ao Fedora, e algumas outras, de forma que deixo os 3 num mesmo nível. No próximo artigo falarei sobre a instalação de plugins e codecs (Java, Flash e Vídeos) Google Chromium e Adobe Reader.

Um comentário:

  1. Opa!
    Meu velho, na moral... Com esse catatau de repositórios adicionados, você pode ter problemas de versionamento de pacotes. Mas enfim, não sei qual é a sua necessidade e realidade, pode ser que precise mesmo... Mas, caso não precise, além dos defaults, apenas o Packman já dá conta do recado ;)

    Abraços

    ResponderExcluir